Montana avançou com a proibição de cassinos de sorteios, tornando-se o primeiro estado dos EUA a fazê-lo
A SPGA criticou a medida e disse que foi um ato imprudente por parte dos legisladores
A VGW retirou suas Sweeps Coins de Nova York nesse meio tempo
Os sorteios estão sendo atacados nos Estados Unidos, com estados como Michigan, Nova York, Nevada e muitos outros partindo para a ofensiva contra o setor.
Agora, Montana se tornou o primeiro estado do país a realmente proibir o setor completamente, levando a uma resposta rápida da Social and Promotional Gaming Alliance (SPGA), um grupo comercial criado para lutar contra a regulamentação excessiva direcionada à vertical.
Montana se torna um outlier na proibição de sorteios
A SPGA argumentou que o Projeto de Lei 555 do Senado, que foi assinado pelo governador do estado Greg Gianforte na semana passada, está efetivamente se reclassificando como jogos e produtos ilegais que têm sido jogos promocionais legítimos e gratuitos.
A SPGA disse que há uma diferença significativa entre o que constitui “jogos de azar na Internet”, como o Projeto de Lei 555 do Senado designa plataformas de sorteios, e as próprias plataformas. Um porta-voz da associação disse isso em um comunicado compartilhado com a mídia:
“Montana acabou de criminalizar as promoções digitais diárias com uma lei tão amplamente escrita que não consegue nomear o que proíbe. É um precedente perigoso que pode minar a confiança do consumidor, a inovação nos negócios e as práticas de marketing legal de longa data.”
A SPGA lembrou que os sorteios são uma atividade bem estabelecida e regulamentada, apontando o fato de que a Microsoft permite que os consumidores acumulem pontos e depois usem esses pontos para participar de vários concursos de prêmios, incluindo um sorteio de US $ 2.000.000 que está em andamento.
Outros estados tentam, mas decidem não proibir sorteios
Isso é legalmente reconhecido e aceito, argumentou a SPGA, acrescentando que Montana deu um passo imprudente que não reconhece as consequências econômicas e de consumo decorrentes. A SPGA apontou que outros estados tentaram proibir sorteios em 2025, incluindo Arkansas, Maryland, Mississippi e Flórida, mas acabaram votando contra.
Esta declaração vem logo após a VGW anunciar que está retirando seus próprios produtos Sweeps Coins do mercado em Nova York. A empresa ainda vai operar sua moeda Gold Coins e permitir que os jogadores joguem de graça, mas, ao mesmo tempo, eliminará gradualmente todos os recursos do Sweeps Coins até 1º de agosto de 2025.